A Toyo Setal foi contratada pela Eneva em regime de EPC (Engenharia, Suprimentos, Construção, Integração e Comissionamento) para a execução do projeto Parnaíba VI, uma termelétrica a gás natural a ser instalada no Complexo do Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes, Estado do Maranhão. O Complexo Parnaíba é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás no Brasil, com capacidade contratada de 1,9 GW.
“Além de estratégico para a competitividade do Brasil, o setor de energia também é um dos eixos prioritários da Toyo Setal Empreendimentos. Por isso, esse projeto é muito importante para nossa empresa”, destaca o diretor comercial da Toyo Setal, Rafael Ribeiro de Mendonça Lima.
Segundo ele, o escopo da Toyo Setal inclui o fechamento de ciclo da unidade Parnaíba III, que funciona atualmente em ciclo aberto e passará a operar em ciclo fechado. Esse projeto aumentará a segurança e a eficiência do processo, reduzindo o custo por MW produzido. Estão previstas a instalação de uma caldeira de recuperação de calor (HRSG) e de um turbogerador a vapor (TGV), além de outros equipamentos associados ao BOP (Balance of Plant) para ampliação da capacidade de geração de energia, que passará de 178 MW para 270 MW, um aumento de 51%.
O contrato foi assinado em novembro de 2021, com término previsto para 30 de julho de 2024. Após a formalização do contrato, a Toyo Setal começou a trabalhar no detalhamento do projeto de engenharia, suprimentos, planejamento, elaboração dos documentos da qualidade e estratégia de construção e montagem.
A etapa de engenharia já avançou 20% e a de suprimentos 15%. “Iniciamos em abril a mobilização do canteiro, fazendo as instalações de suporte à obra, como recebimento de máquinas e construção de alojamento e refeitório”, informa o gerente do contrato, Laureano Oliveira.
Além de importantes para o país, porque contribui para ampliar a capacidade de geração, o projeto abre oportunidades de empregos para a comunidade, causando impacto positivo na economia da região. Segundo Laureano, já foram contratados cerca de 100 profissionais para trabalhar diretamente no canteiro, nas áreas de engenharia, planejamento, administração e em equipes de campo. O número de trabalhadores diretos deverá chegar a 500 pessoas no pico do projeto, previsto para os meses de julho a setembro de 2023, além de empregos indiretos na indústria e no setor de serviços, como de transporte, refeição e acomodação, por exemplo.
Melhor solução
No processo de concorrência, a Toyo Setal venceu a disputa por apresentar a melhor solução técnica e comercial, já que conta com time próprio de Engenharia. Pesou favoravelmente também o fato de a empresa otimizar o cronograma original proposto pelo cliente, o que reduz o custo global do projeto e possibilita começar a operar e comercializar a energia antes do previsto. Segundo Rafael Lima, encurtar o cronograma de um projeto é um grande desafio, especialmente numa obra localizada numa região de alta incidência de chuva.
“Estudamos muito esse assunto e definimos ações para mitigar o impacto da chuva no trabalho”, diz o gerente comercial Felipe Ferreira Pinto. “Também estamos preparados para minimizar os riscos ligados à covid-19, com equipamentos de proteção individual, higienização das mãos, distanciamento em alojamentos, refeitórios e ônibus. Faremos campanhas de conscientização, além de plano de testagem e isolamento”, completa Rafael Lima.
O exclusivo sistema de gestão integrado da Toyo Setal, que vem sendo aperfeiçoado desde 2010, foi outro fator positivo na proposta de fornecimento. Desenvolvido internamente, ele integra todas as disciplinas e é composto por diversas ferramentas que abarcam a gestão de todas as etapas — da engenharia e planejamento a custos, suprimentos e outros controles. Premiado em feiras internacionais de gestão e engenharia, o sistema da Toyo Setal elimina a tramitação de documentos em papel e permite ao cliente acompanhar, com total transparência, o andamento do projeto em tempo real pela internet.
Editora Conteúdo